quinta-feira, 22 de março de 2007

A Prece de um Sonhador

Sonho em ser um homem bom, um homem simples, um homem verdadeiro. Sonho em poder ser aquilo que eu gostaria que os outros fossem. Digo palavras que nem sempre refletem minhas ações. Falo sobre o cisco no seu olho, cego devido à madeira na frente dos meus. Falo de humildade, mas vivo de orgulho. Canto sobre a liberdade, enquanto encontro comforto na opressão. Reconheco meus pecados, dificultando aceitar a vida como a vivo. Gostaria que fosse tudo diferente, gostaria de dar minhas riquezas aos pobres, abandonar o status e desistir da ambição. Queria ser santo, talvez viver os sermões que eu prego. Gostaria de escrever sobre o que eu vivo, mas não consigo viver o que escrevo. Tenho certeza que escreveria lindas palavras se somente pudesse viver aquilo que eu venero. Escreveria belos cantos para adorar a natureza. Ah, se somente eu pudesse ter a alma que planejei com tanta perfeição.
Maravilhosas são as criaturas, podíamos ser um pouco mais como elas. O sol que faz as plantas crescerem, a planta que faz os animais se alimentarem, e os animais que nos inspiram para agir em pureza e liberdade. Veja as libélulas comendo frutas silvestres, tomando gotas d’água de vez em quando. A vida não as deixará morrer devido à sua falta de ambição. Humildemente elas voam em direção ao céu, conseguindo um bem maior. Sejamos como as libélulas, felizes com pouco. Deixe-nos viver e ser feliz, rolando morro abaixo, rindo em campos de verde, banhando em mares de azul. A vida é a vida, e nada mais. Libertemos o homem que empregamos para nosso conforto, lavemos seus pés, devolvamos sua dignidade. Levantemos os homens que caem, perdoemos para sermos perdoados, amemos para sermos amados, ajudemos para sermos ajudados. Alimentemos o homem que morre de fome, agasalhemos o homem que sente frio, permitamos que vivam os destinados à morte.
Busquemos a vida na sua simplicidade. Não esperemos recompensas de propriedades celestes. Rezemos em ações, rezemos em pensamentos, esqueçamos os cânticos de prioridades alheias. Vivamos a vida como ela é, inspirados pelas libélulas. Cantemos com os patos e as ovelhas. Dancemos com o trigo e os chorões. Sejamos nosso próprios mártires todos os dias de nossas vidas. Estejamos dispostos a morrer pelo que acreditamos, sem nos corromper por conveniência. Usemos nossa coroa de espinhos ao invés de usar uma coroa banhada pelo sangue do homem que sofre. Amemos nossos assassinos, eles não sabem o que fazem. Saibamos que o ouro não nos dará mais um dia de vida, nem nos fará crescer um centímetro a mais. Não ajamos esperando o reino de Deus. Tragamos o Seu reino para nossas cidades, expondo paz em todas nossas ações e pensamentos. Vivamos assim. Essa é a minha prece.

_______________
Guilherme Rocha

4 comentários:

Anônimo disse...

Amém....

Vitor Souza disse...

Cara, que bonito isso!

Anônimo disse...

é,
amém é mesmo o coro!

oldharbourlass disse...

"sou apenas um católico louco e místico..." (J.K.)

sabe, 100% do que escrevemos é uma dica, um conselho pra nós mesmo... no primeiro momento!

amém!!! :)